Estado divulga índices de infestação da dengue: Goioerê com risco de epidemia
O governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou no último final de semana, boletim de infestação da dengue, apontando que o estado tem 331 municípios infestados, representando 82,96% das cidades.
Com índices de 6,8% de infestação, a cidade de Goioerê aparece no mapa da dengue com risco de sofrer uma epidemia da doença, o que deve remeter às autoridades locais, a refletirem sobre o assunto.
O que chama a atenção, é que mesmo com índices altíssimos, os números de casos positivos de dengue na cidade, são baixos. Na semana passada, 8 casos tinham sido confirmados. Mas de acordo com o boletim estadual Goioerê corre risco de epidemia.
Pelo levantamento feito pelo governo estadual, o município com maior índice de infestação predial do Aedes aegypti é Terra Boa, com 14,80% por 100 mil habitantes.
Fêmea
O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) define depósito como todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene ou possa vir a armazenar água e que esteja acessível à fêmea do mosquito, ou seja, é o local que acumula água onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos.
Dentre as amostras, 78,2% são depósitos móveis ou passíveis de remoção – recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção, pneus, vasos de plantas, bebedouros e recipiente para degelo de geladeiras, entre outros.
“O levantamento demonstra que os fatores externos são determinantes para eliminação dos criadouros, reforçando a necessidade do apoio da população para acabarmos com possíveis focos do mosquito. A retirada mecânica deste conteúdo é sempre o mais indicado e mais efetivo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.