Em Goioerê, mais de 12 mil pessoas deverão ser vacinadas contra a gripe
Começa nesta terça-feira, dia 1º de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é alcançar 90% do público alvo, que em Goioerê é de 12.168 pessoas.
Nesta primeira etapa da vacinação o público-alvo envolve crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, trabalhadores na saúde, professores, trabalhadores das forças de segurança e gestantes, entre outros.
“A vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e por isso queremos contar com as pessoas do público-alvo para atingirmos a meta prevista e assim promovermos a imunidade dessas pessoas e reduzirmos o agravamento da doença e as internações”, diz o secretário municipal de Saúde, Orlando Baggio.
Para reforçar a estratégia de imunização e incentivar a adesão da população, a vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. O secretário Orlando ressalta a segurança e a eficácia da vacina contra a influenza. “Sem dúvida, uma vacina segura e necessária para prevenir não só a gripe, mas o seu agravamento”, frisa.
VACINAS: – As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
PUBLICO-ALVO EM GOIOERÊ
Crianças até 2 anos – 477
Crianças de 2 a 6 anos – 1.760
Idosos com mais de 60 anos – 5.836
Gestantes – 239
Puérperas – 37
Indígenas – 35
Trabalhadores na saúde – 531
Deficientes permanentes – 1.110
Pessoas privadas de liberdade – 9
Trabalhadores em presídio – 12
Pessoas com comorbidades 1.445
Professores – 584
Pessoas em situação de rua – 1