Ciretran de Goioerê alerta sobre golpe nos pagamentos do IPVA

A chefia 25ª Ciretran de Goioerê está alertando os contribuintes sobre possíveis golpes que surgem no período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Falsos boletos, promessas de descontos e até páginas que se passam por sites oficiais são armadilhas bastante comuns.

Ivanilda Plazza, que responde pela chefia do órgão em Goioerê, alerta para que os proprietários de veículos redobrem os cuidados para não caírem em fraudes. “Os boletos de pagamento do imposto não são mais enviadas pelos Correios desde 2020, e, portanto, toda correspondência deste tipo deve ser ignorada pelo cidadão”, explica ela.

Segundo Ivanilda, todos os boletos recebidos em nome do Governo do Paraná, Receita Estadual ou Detran, não devem ser pago. “O simples fato de chegar uma cobrança para o contribuinte em nome do Detran já evidencia a fraude”, disse.

Por último, a chefe da Ciretran explica que todos os sites oficiais do Governo do Paraná são identificados pela terminação “pr.gov.br”. Os contribuintes devem se certificar de que estão navegando em páginas corretas antes de realizarem pagamentos. Endereços que contenham palavras como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado” devem despertar desconfiança imediata.

Para realizar o pagamento do IPVA 2025 de maneira segura, os proprietários devem gerar as guias diretamente pelo Portal do IPVA ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos, canais oficiais do Governo do Estado. Outra alternativa recomendada é o uso do aplicativo “Serviços Rápidos”, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite acessar as guias de forma segura e rápida.

Outro ponto importante é conferir o destinatário da transferência bancária: a autenticidade é garantida apenas quando aparece o nome “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”. Pagamentos jamais devem ser efetuados para empresas com nomes genéricos e enganosos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” ou “Recolhimentos Digitais Ltda”.

FALSOS DESCONTOS: – Uma das práticas mais comuns entre golpistas é a oferta enganosa de descontos no IPVA. Sites fraudulentos afirmam oferecer reduções inexistentes com o objetivo de atrair contribuintes desavisados. A Receita Estadual alerta que o único desconto real para o IPVA 2025 é de 6% para pagamentos à vista, desde que realizados até a data-limite estipulada conforme o final da placa do veículo.

WhatsApp