Sistema que proporciona pesquisa sobre árvore genealógica está disponível na Assembleia até quarta (30)
Por iniciativa da deputada Mabel Canto (PSDB), o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná recebe até o dia 30 de abril (quarta-feira) uma estrutura montada para pesquisas da árvore genealógica pelo sistema Family Search, maior acervo digital com 9 milhões de sobrenomes registrados. No Brasil, há 705.602. No total, o sistema reúne 1,67 bilhões de antepassados que podem ser localizados. A ferramenta é gratuita.
A iniciativa conta com equipamentos para acesso à plataforma e a presença de voluntários para orientações. Também haverá orientações sobre o uso aplicativo gratuito “Árvore Familiar”. No Family Search é possível consultar coleções históricas, como registros de nascimento, certidões de óbito, dados de imigração, entre outras funcionalidades.
De acordo com a deputada Mabel Canto, conhecer a história é essencial para entendermos quem somos e para fortalecer os laços entre as gerações. “A genealogia nos conecta às nossas raízes, preserva a memória dos que vieram antes e dá sentido à nossa caminhada. Por isso, é uma honra promover o Family Search aqui na Assembleia Legislativa, oferecendo à população essa oportunidade de reencontro com suas origens. Parabenizo a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e todos os voluntários por esse trabalho extraordinário. Também é uma honra receber o senhor Leonaldo Ferreira Nunes, um dos maiores especialistas em genealogia do Brasil, nesse projeto tão importante para a valorização da família”, disse.
Leonaldo, coordenador do evento, destacou que o programa “é, sempre foi e sempre será gratuito” e que os dados de pessoas vivas não são disponíveis, devido a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Serviço:
Evento: Pesquisa de árvore genealógica com o sistema FamilySearch
Local: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico, Curitiba)
Data: Até 30 de abril (quarta-feira)
Horário: Das 9h às 18h
Entrada: Gratuita