Sanepar intensifica trabalho de verificação do uso correto da rede de esgoto em Foz do Iguaçu
Equipes terceirizadas da Sanepar estão percorrendo vários bairros de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, para vistoriar residências que possuem acesso à rede coletora de esgoto. Neste mês o trabalho está sendo feito nos jardins Aporã, Paraná e Belvedere. Em fevereiro e março foram vistoriados os imóveis localizados nos jardins Karla, Laranjeiras e Petrópolis.
Empregados da empresa JPR Ambiental visitam cerca de dois mil imóveis para verificar se o esgoto proveniente das casas está ligado corretamente na rede pública. O objetivo é melhorar as condições ambientais e orientar sobre o que não pode ser lançado na rede coletora, como por exemplo a água de chuva.
“Para ter acesso ao imóvel, o morador tem que autorizar as equipes que farão a verificação em pontos de lançamento de esgoto doméstico do banheiro, cozinha e lavanderia”, explica a gerente regional da Sanepar Polyana Varlett. Os agentes receberam treinamento e utilizam crachás e uniformes com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. “Mas, se houver alguma dúvida, basta entrar em contato com os canais de atendimento ao público da Sanepar”, completa a gerente.
Os testes utilizam corantes à base de água e não causam danos ao meio ambiente nem às pessoas. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, os agentes emitem um certificado de regularidade. Se estiver irregular, o cliente é orientado e terá um prazo para fazer as adequações. As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.
Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública. Quando bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças.
CUIDADOS COM A LIGAÇÃO – A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das chuvas para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo de esgoto para dentro do imóvel
As vistorias integram o programa contínuo de gestão ambiental que, além de trabalhar para a conservação das águas dos rios e lagos, também busca manter um ambiente saudável. Contribuindo para impedir o lançamento de gordura na rede de esgoto, eliminar o mau cheiro nas galerias de água de chuva, despoluição dos rios e melhorar a eficiência da coleta e tratamento de esgoto.
O contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia) ou pelo e-mail [email protected]. Outras informações podem ser encontradas no site da Sanepar, neste link: www.sanepar.com.br/vto.