Operação da PMPR reforça combate ao crime em 116 municípios do Noroeste
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realiza a Operação Diakopí I, voltada ao reforço da segurança pública em toda a área do 3° Comando Regional de Polícia Militar (3° CRPM), que abrange 116 municípios do Noroeste paranaense. O objetivo é combater crimes como roubo de cargas, tráfico internacional de armas e drogas, além de contrabando e descaminho.
Lançada nesta quarta-feira (23), a ação segue nos próximos dias e conta com diversas equipes atuando por meio de patrulhamentos, bloqueios e abordagens táticas nas rodovias e centros urbanos onde há maior incidência dos crimes.
“A Operação Diakopí I é mais um exemplo do nosso compromisso com a proteção da população e o enfrentamento à criminalidade. Estamos unindo forças de unidades especializadas e do efetivo local para reforçar a presença da Polícia Militar em pontos estratégicos da região Noroeste”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
O lançamento da operação ocorreu em Cianorte, cidade que servirá como base operacional das equipes. Estão empenhadas na operação as equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), das unidades subordinadas ao 3º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), além da Rondas Ostensivas com Motocicletas (Rocam) e do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Bpprone).
Unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAMB-FV) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) também participam, reforçando a atuação integrada em toda a área de abrangência, além da Polícia Civil do Paraná (PCPR) por meio da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte.
PRESENÇAS – Também participaram do lançamento o comandante-geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante do Comando de Missões Especiais da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o coronel Edson Kamakawa, responsável pelo 3º Comando Regional de Polícia Militar e comandante do 7º BPM; o prefeito de Cianorte, Marco Franzato; a prefeita de Japurá, Adriana Polizer; o prefeito de Jussara, Moacir Luiz Pereira, e demais autoridades civis e militares.