De soldado a oficial: Tenente Frasson tem uma história de sucesso na Polícia Militar do Paraná
Uma história de sucesso. Assim pode se resumir a trajetória do 2º Tenente Jorge Ovidio Frasson, que teve uma infância desafiadora na zona rural de Rancho Alegre D’Oeste, mas que venceu todos os obstáculos para alcançar o seu grande sonho: ser policial militar.
Incluído na corporação em 1º de abril de 1991, o então Soldado Frasson logo se destacou e com sua calma e serenidade, foi promovido a cabo em 1º dezembro de 1994 pelo 7º BPM de Cruzeiro do Oeste.
Depois de exercer diversas funções e acompanhar de perto as mudanças e evolução nos quadros da PM do Paraná, Frasson foi promovido a 3º Sargento, desta vez em 16 de dezembro de 2004, após conclusão de curso na Academia do Guatupê, em São José dos Pinhais.
No dia 10 de agosto de 2011 veio a terceira promoção da carreira, com o então soldado chegando 2º Sargento, posto almejado e sonhado por todos aqueles que decidem pela carreira militar.
Depois, em agosto de 2017, Frasson ascendeu ao cargo de 1º Sargento e em seguida, no dia 6 de setembro de 2022 foi promovido a Subtenente, fechando um ciclo de 31 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Paraná..
Não demorou muito e após três anos de espera, no dia 19 de dezembro de 2024, o tão sonhado posto de oficial chegou, com Frasson sendo promovido a 2º Tenente da PM. “Esse foi um dia muito especial e que eu aguardava por mais de trinta anos de serviços”, comenta ele.
Com 35 anos de serviços prestados, sendo a maior parte deles na 2ª Companhia da PM em Goioerê, Tenente Frasson é tido como um exemplo de profissional que tem o respeito de seus pares, superiores e subordinados. “A minha escola foi aqui, na 2ª CIA, onde aprendi muito com os veteranos. Sou muito grato a todos os meus colegas, especialmente àqueles que fizeram parte dessa jornada”, destaca ele.
Entre idas e vindas, o oficial Frasson atuou na Rotam, uma tropa especializada em ações táticas de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Também passou pela Patrulha Rural e comandou os Destacamentos da PM de Rancho Alegre D’Oeste, Mariluz, Quarto Centenário e Janiópolis, onde desenvolveu um trabalho de proximidade e confiança com a comunidade local.
Ao completar a carreira e o tempo de serviço, colegas da Polícia Militar dizem já sentir saudades e sempre que podem, rasgam elogios ao oficial que um dia foi praça. “Um ser humano diferenciado, que merece todo sucesso e felicidade desse mundo. Tem nosso eterno respeito”, citam colegas de farda do Tenente Frasson.
Foram mais de três décadas de serviço, período em que Frasson demonstrou o compromisso em servir e proteger a comunidade, enfrentando inúmeros desafios e superando obstáculos com determinação. Agora, na reserva remunerada, Frasson poderá aproveitar novos desafios e momentos, sabendo que seu legado de serviço e dedicação permanece vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.
Aos 53 anos de idade, Tenente Frisson entra para a reserva remunerada da PM, segundo ele, com o sentimento de dever cumprido e a certeza de que fez muitos amigos. “Sem dúvida, cumpri com meu dever e sou grato a Deus pela oportunidade que Ele me deu de poder servir à população das cidades por onde passei, sempre garantindo a cada cidadão a sensação de segurança. Só tenho que agradecer”, disse.
O Comandante da 2ª CIA da PM de Goioerê, Capitão Rômulo Moreira, destaca a trajetória exemplar do oficial Frasson e seu compromisso com a segurança pública. “Um policial exemplar, que orgulha a Polícia Militar e em quem a tropa deve se espelhar”, citou.
O Capitão acrescentando também que o Tenente Frasson encerra sua carreira de forma ímpar, levando para casa o sentimento de dever cumprido, bem como a certeza de deixar as portas, por onde passou, todas abertas. “Em nome da PMPR e como seu último comandante imediato, presto continência ao profissional e ao amigo que encerra suas atividades”, frisou.