Conecta Aves aborda sucessão nas propriedades rurais com jovens cooperados da Copacol

Filhos e netos de cooperados da Copacol que integram o Programa Conecta Aves participaram de curso sobre sucessão nas propriedades rurais e os desafios do processo. A atividade foi realizada no CTA (Centro de Treinamento Avícola), em Cafelândia, e reuniu 30 jovens. “A Copacol é movida pelo trabalho dos cooperados que se dedicam à produção animal diariamente e é essencial preparar a nova geração para dar continuidade e manter as propriedades prosperando. O Conecta tem justamente esse propósito: capacitar os jovens para que deem sequência ao trabalho dos pais, feito com tanto comprometimento e dedicação”, destaca o supervisor do CTA, André Watanabe.

No treinamento, ministrado pelo instrutor do Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Luiz Antonio Tiradentes, foram abordados temas como valorização da família, gestão da propriedade e organização patrimonial e financeira. “É fundamental que essa nova geração estabeleça um canal de diálogo com os pais e planeje a sucessão de forma estruturada, para que ela aconteça de maneira natural e tranquila. Além disso, é preciso que estejam preparados. Uma das formas mais eficazes de gerar confiança nos atuais produtores é demonstrar que os filhos estão aptos a assumir as responsabilidades e se preparar é o primeiro passo para isso”, explica Tiradentes.

Larissa Alba, filha de cooperados de Cafelândia, participou do encontro e reforça a relevância do tema para quem pretende dar continuidade à atividade no campo. “Esse assunto é de extrema importância para nós, que temos o objetivo de seguir na gestão da propriedade. Eu e minha mãe também participamos do Programa Herdeiros do Campo, com o apoio da Copacol, que nos ajudou muito a planejar o futuro da nossa produção. Essa preocupação da Cooperativa com o nosso preparo, enquanto filhos, é fundamental para garantir a continuidade e a evolução das propriedades rurais”, destaca Larissa que, junto da família, produz cerca de 65 mil aves por lote em três aviários.

Filho de cooperados de Nova Aurora, Fábio Adevente também participou do encontro e ressalta a importância do Programa para os jovens. “É fundamental que estejamos em constante evolução. A agropecuária moderna exige que os produtores se atualizem e a Copacol nos proporciona essa oportunidade de estarmos sempre antenados às novas tecnologias e manejos eficientes. Temos muito a agradecer por todo esse conhecimento”.

WhatsApp