Quatro cidade vivem epidemia de dengue na região: Goioerê tem alto índice de 6,8%
Pelo menos quatro cidades da região Comcam estão vivendo epidemia de dengue. Nova Cantu é a campeã de casos, com 530 registrados. Em seguida aparece Quinta do Sol, com 366 casos e Engenheiro Beltrão com 121 casos. A quarta cidade é Juranda, vizinha de Goioerê, com 98 casos.
De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde, os casos confirmados de dengue na Comcam dobraram em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2019, saltando de 635 para 1.270. As notificações somam 2.709.
Até o momento, três mortes foram registradas na Comcam em decorrência da doença, todas em Nova Cantu, enrtre as vítimas, um jovem de 26 anos, uma moça de 31, e uma senhora de 71 anos.
Conforme os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, a dengue está presente em 19 dos 25 municípios da Comcam. Em Goioerê, a situação preocupa, pois levantamento feito na semana passada, apontou uma infestação de 6,8% de focos do mosquito na cidade.
Segundo a chefe de Vigilância Sanitária da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Alessandra Granado, é preciso ter cautela a população.
Ela disse que a Regional está em alerta total, apoiando as ações de combate realizadas pelos municípios. “É preciso uma mudança de atitude no que diz respeito aos cuidados nos nossos domicílios, eliminando os criadouros do mosquito que transmite a dengue”, orienta.
CRIADOUROS: – Levantamento apresentado pela Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde sobre a situação da dengue confirma que o principal foco de criadouros do mosquito transmissor da doença continua sendo o lixo a céu aberto, que acumula água e se transforma em local propício para a proliferação.
Na sequência, estão recipientes domésticos que também acumulam água, como as bandejas de geladeira e de ar-condicionado, seguidos de vasos de plantas e garrafas armazenadas destampadas.
CASOS NO PARANÁ: – O primeiro boletim do ano sobre a dengue registra 5.343 casos da doença confirmados no Paraná. São 2.050 casos a mais do que no informe anterior, publicado em 17 de dezembro – um aumento de 62,25%. Há confirmações em 160 municípios e 274 cidades têm notificações de dengue que incluem os casos suspeitos e em investigação. São 23.141 notificações em todo o Estado.
O boletim traz 15 municípios em situação de epidemia. No Paraná, as cidades com maior número de casos confirmados são Santa Isabel do Ivaí com 746 casos; Nova Cantu com 540 casos; Inajá, com 504 casos; Paranavaí com 429 casos, e Quinta do Sol com 368. Nesta soma estão incluídos casos autóctones, importados e em investigação quanto à autoctonia.