Assembleia Legislativa recebe Seminário sobre Trabalho e Meio Ambiente

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, nesta quinta-feira (24), o seminário Jornada Nacional de Debates: Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa. O debate, no Plenarinho da Casa de Leis, foi proposto pelo deputado Requião Filho (PT) e acontece em 17 estados onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) possui escritórios.

O objetivo é integrar a classe trabalhadora na discussão sobre transição ambiental de forma justa e preparar as equipes que vão participar dos debates da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro, em Belém (PA). “A importância desse debate que está sendo promovido no Brasil inteiro é colocar em discussão esse tema tão importante que é o trabalho, meio ambiente e transição justa, tendo em vista que a gente vai ter a COP30 e é um tema que é pouco debatido, principalmente no meio sindical”, explicou o supervisor Regional do Dieese/PR, Sandro Silva.

“Nós temos de fato uma emergência climática que precisa ser discutida, que está presente no dia a dia de todos os brasileiros e brasileiras, mas particularmente da classe trabalhadora que está sofrendo os efeitos da crise climática e também vai sentir a necessidade de transitar para uma sociedade de baixo carbono”, disse a diretora técnica do Dieese, Adriana Marcolino. Para ela, trazer esse debate sobre trabalho em meio ambiente, repensar uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa “é bastante relevante para que a Casa de Leis, os deputados, as deputadas possam também se apropriar desse debate e ajudar os trabalhadores e trabalhadoras a pensar em como fazer uma transição justa”.

O diretor da Força Sindical/PR, secretário nacional do Dieese e diretor Regional da entidade, Paulo Roberto dos Santos Pissinini Junior, também destacou a importância do debate. “Nós queremos é debater para construir um mundo melhor e agradecer a Assembleia por esse espaço”. Pare ele, trazer à luz do debate questões que impactam na vida dos trabalhadores como qual é a transição que nós queremos desse modelo carbono para um modelo mais sustentável é importante para promover a inclusão das pessoas, “visto que as grandes catástrofes atingem mais os pobres, tanto países pobres como localidades mais pobres”.

O debate é organizado junto com as Centrais Sindicais com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno. Entre os presentes o coordenador regional do Dieese/PR, Pablo Sergio Mereles Ruiz Dias; presidente da CUT/PR, Marcio Kieller; vice-presidente da região Sul da NCST/PR, Nilton Pereira Campos; diretor-secretário de Economia Popular e Solidária da UGT/PR, Paulo César Rossi; diretora do CTV, Vera Manica, entre outras lideranças sindicais e acadêmicas.

WhatsApp