Copacol inicia atividades na Unidade Industrial de Peixes em Toledo

Com metas de crescimento a curto prazo, a maior produtora de tilápias da América do Sul – a Copacol – iniciou oficialmente nesta segunda-feira, 05, as atividades na Unidade Industrial de Peixes em Toledo. A estrutura recém-adquirida passou por uma revitalização completa e retoma a industrialização.

Inicialmente o abate médio será de 20 mil tilápias/dia, no entanto, será elevado para 80 mil até 2023. A unidade fica em uma área de 57 mil metros quadrados na estrada rural de acesso ao Distrito de São Luís do Oeste.

No sábado, o diretor presidente da Copacol, Valter Pitol, o diretor vice-presidente, James Fernando de Morais, e o diretor secretário, Silvério Constantino, visitaram as instalações.

Toledo possui mais de 160 mil habitantes conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A cidade tem um dos maiores PIBs (Produtos Internos Brutos) do Paraná recebendo o título de Capital do Agronegócio no Estado, com destaque a suinocultura e tem a economia fortalecida com o avanço da industrialização da tilápia, por meio da Copacol.

“Sabemos do potencial de Toledo e chegamos para cooperar ainda mais com oportunidades. Nosso otimismo é grande e temos perspectivas de crescimento, aumentando a participação da marca Copacol no mercado. Com esse investimento proporcionamos aos piscicultores equilíbrio e segurança na comercialização do produto, emprego aos moradores e geramos tributos ao município, o que depois retorna em investimentos à população”, afirma o presidente da Copacol, Valter Pitol.

Os mais de 200 colaboradores foram recepcionados, com as devidas precauções para evitar a contaminação por Coronavírus. Todos passaram pela integração e conheceram mais sobre o modelo de atuação cooperativista. A chegada da Copacol trouxe mais motivação aos colaboradores.

“É uma satisfação fazer parte da Copacol. Temos grandes expectativas e esperamos crescer ainda mais com a empresa”, afirma Maria Adélia Silva da Costa, técnica em segurança de trabalho, integrante do Recursos Humanos.

Com a expansão da indústria, a expectativa é que sejam abertas mais 300 vagas nos próximos três anos na unidade industrial em Toledo, totalizando 500 colaboradores.

ESTRUTURA
A unidade industrial foi adquirida por R$ 62 milhões e abriu a possibilidade de novos produtores aderirem ao sistema integrado de peixes da Copacol. Em setembro deste ano, a Cooperativa iniciou a exportação de filés de tilápia para Miami, Estados Unidos. As cargas são transportadas semanalmente. Após a industrialização, o alimento chega em 48 horas até os consumidores norte-americanos.

QUALIDADE
O consumo da tilápia se mantém de maneira positiva no mercado nacional, em função dos valores nutricionais e pela versatilidade do produto que ganhou espaço ao longo destes 12 anos de atuação na piscicultura.

Prestes a completar 57 anos de existência, a Copacol é referência na piscicultura e atualmente é reconhecida como a maior produtora de tilápias da América do Sul. Uma Unidade Industrial de Peixes está localizada em Nova Aurora e produz 140 mil tilápias ao dia. Em 2019 foram industrializados 42 milhões de peixes.

11 thoughts on “Copacol inicia atividades na Unidade Industrial de Peixes em Toledo

Deixe um comentário

WhatsApp