Vacinação contra a gripe se encerra nesta semana

Tem encerramento agendado para a próxima sexta-feira, dia 26, a campanha de vacinação contra a gripe. Em Goioerê a Secretaria de Saúde está preocupada, principalmente com a baixa participação de crianças na campanha. De acordo com os dados, o número de crianças imunizadas é de cerca de 52% da meta estimada.

A enfermeira Paula Abrantes está fazendo uma apelo aos pais e responsáveis, para que levem as crianças para serem vacinadas. Nós precisamos do apoio dos pais, pois a vacinação é muito importante, diz ela, citando que por conta do tempo chuvoso no sábado, a expectativa de vacinação ficou aquém do esperado.

A campanha começou no dia 17 de abril e vai até 26 de maio. A vacina, que leva cerca de 15 dias para fazer efeito, protege contra os três vírus mais circulantes: influenza A (H3) – sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. Ela só é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica.

A enfermeira explica que para receber a vacina, basta os responsáveis levar a criança em qualquer uma das unidades de saúde da cidade.

Paraná –No Paraná, a meta do Estado é imunizar 90% do público-alvo, que inclui crianças, gestantes, idosos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, trabalhadores da saúde e professores.

A campanha de vacinação acontece nos 399 municípios do Estado. A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: influenza A (H3), influenza A (H1N1) e influenza B. A única contra-indicação é para pessoas que possuem histórico de reações alérgicas ao ovo de galinha e derivados.