Secretário quer implantar teste rápido para dengue em Goioerê

Entre os vários desafios já enfrentados pelo novo secretário de Saúde de Goioerê, Antonio Carlos Sestak, está a implantação no município, do teste rápidos para dengue. Ele cita que com a alta incidência de casos notificados não só em Goioerê, mas em municípios vizinhos, a intenção é melhorar as condições de diagnóstico e fortalecer a assistência aos pacientes.

Nós queremos esse serviço mais próximo da nossa população, porque hoje, infelizmente, a gente coleta o sangue da pessoa que está com suspeita de dengue e manda para Campo Mourão. O resultado demora até uma semana. Se a gente fizer esse exame aqui em Goioerê, o resultado sai no mesmo dia, disse.

Mas para que isso aconteça, a Regional de Saúde precisa liberar os chamados ‘kits’ do teste. Estou conversando com a Regional de Saúde e se for preciso vamos a Curitiba. O importante é a gente conseguir fazer com que este teste seja realizado na nossa cidade, frisou.

O novo secretário de Saúde comenta que nenhuma pessoa que procura um posto de saúde, pode voltar para casa sem uma boa triagem médica. E quando se fala em boa triagem, inclui-se aí o teste rápido da dengue, finalizou ele.