Samu treina socorristas em reanimação neonatal

Equipes do Samu da região participaram quinta e sexta-feira, em Campo Mourão, de um treinamento de urgência e emergência, sobre reanimação neonatal e atendimento de crianças recém-nascidas. O treinamento aconteceu na sede da 11ª Regional de Saúde. O curso foi ministrado pelo médico intervencionista regulador do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná, Marcos Rogério Bitencourt.

Além de profissionais do Samu, também foram convidados enfermeiros e agentes de saúde dos municípios da região. O médico explicou que o treinamento faz a parte da educação continuada de treinamentos com a equipe do Samu e a mesma capacitação já foi aplicada em Umuarama.

Sobre o treinamento, ele explica que os profissionais do Samu precisam estar cada vez mais preparados, pois no dia a dia estão sujeitos a todo tipo de atendimento. O atendimento de urgência e emergência exige boa capacitação, pois atendemos desde o recém-nascido a crianças, jovens, adultos e idosos, disse.

De acordo com o médico, no caso do atendimento e transporte neonatal, que é o tema desse treinamento, o cuidado precisa ser ainda maior. O transporte neonatal e a reanimação é um trabalho difícil de ser executado, porque acaba gerando certa ansiedade, por ser uma população especial, citou.

A capacitação contou com a parte teórica e prática, com uso de bonecos simulando recém-nascidos. O objetivo, segundo ele, é prestar trabalho de qualidade, garantindo sempre o melhor atendimento a todos. Instalado há três anos, o Samu tem feito a diferença no atendimento de urgência e emergência.

Ainda de acordo com o médico, o Samu está sempre se qualificando, em vários tipos de atendimentos. Fazemos o atendimento de frente, quando a pessoa passa mal na rua, em casa ou no trabalho, e essa intervenção é que pode determinar se a pessoa terá uma sobrevida e se vai voltar à vida sem sequelas. A qualificação é fundamental nesse sentido, completa.