Reunião com diretores de instituições de ensino discute o futuro do Polo da UAB

O prefeito Pedro Coelho se reuniu na tarde de ontem, com diretores de instituições de ensino superior de Goioerê, oportunidade em que foram tratados assuntos relacionados à mudança de gestor do Polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil – hoje coordenada pela Fundação Universitária – Fadct.

Participaram da reunião, o secretário de Educação, José Torres, o diretor do campus da UEM, Gilson Croscato, a diretora da Faculdade Dom Bosco, Julia Ribeiro Costa, o diretor da IFPR, Carlos Henrique Furtado e os vereadores Jacy da Silva e José Soares.

Durante sua fala, o prefeito Pedro Coelho destacou que a proposta é transferir para a Secretaria de Educação, todas as responsabilidades sobre o Polo, inclusive financeiras. O Polo da UAB trabalha com a educação e nada mais justo e coerente do que as suas atividades estarem sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, disse ele.

Ainda segundo o prefeito, em todo o Paraná, somente Goioerê tem instituição de ensino superior sendo gerida por uma Fundação. Ele assegura que a mudança proposta, em nada afetará a Fadct e tampouco o Polo da UAB. Não afeta, pois o polo já é mantido com recursos municipais. Pelo contrário, a mudança vai gerar economia dos repasses atualmente praticados, defendeu.

A reunião de ontem aconteceu depois que a prefeitura enviou projeto lei para a Câmara Municipal, propondo a mudança. Pela lei atual, é a Fadct que administra o Polo, inclusive sendo responsável pela seleção e contratação de tutores. Também é através da Fundação que a prefeitura faz os repasses financeiros para a UAB e para a UEM.

Para o secretário de educação José Torres, a Fundação tem limitações burocráticas para executar projetos junto a UAB no papel de gestora, enquanto o município por meio da Secretaria de Educação, teria facilidades maiores para fomentar projetos junto ao polo e consequentemente aos seus alunos.

Em relação ao repasse de recursos pela Fadct para as instituições de ensino superiores da cidade, é importante lembrar que o objeto do convênio entre Fundação e prefeitura, não contempla todas as instituições. São apenas o Polo da UAB e a UEM.

Durante a reunião, o prefeito Pedro Coelho apresentou planilhas com os valores repassados para a Fadct nos últimos quatro anos, totalizando R$ 974.190,18, recursos que foram aplicados no Polo da UAB e UEM. Como o projeto que sugere a mudança de gestão do Polo já está tramitando na Câmara, a troca ou não de gestor do Polo da UAB será definido pelos vereadores.