Rancho Alegre apresenta documentos para titular imóveis junto à Cohapar

Em visita à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a prefeita de Rancho Alegre D’Oeste, Suely Alves Silva, protocolou terça-feira (25) um pedido formal de adesão ao programa Morar Legal Paraná. O município é o primeiro da região que compõe a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) a conseguir reunir toda a documentação exigida pelo programa, que consiste na regularização de imóveis sem escritura em todo o estado.

Após uma série de reuniões técnicas com a Cohapar, Suely comemora o cumprimento das contrapartidas municipais. Estamos saindo muito otimistas, pois esta é uma conquista para a população de Rancho Alegre D’Oeste e também para a prefeitura. Não tenho dúvidas prestaremos, ao lado da Cohapar, um serviço de cidadania às famílias que residem irregularmente no município, afirma a prefeita.

Desenvolvimento econômico – Entre as vantagens do programa apontadas por Suely, estão o desenvolvimento econômico da localidade e a melhoria das condições de moradia das famílias. Com o título de propriedade, os cidadãos poderão obter financiamentos e investir em reformar e ampliações de suas residências com mais segurança, pois terão uma garantia legal do imóvel, relata. Além disso, cresce a arrecadação da prefeitura com IPTU, que acaba sendo revertida em novos benefícios para a população, conclui a prefeita.
De acordo com o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, as ações de regularização fundiária foram elevadas a um novo patamar na gestão do governador Beto Richa. Assim como a construção de novos imóveis, o reconhecimento legal do direito de propriedade é como a conquista da casa própria para as famílias que recebem a escritura definitiva, argumenta.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Adão Primo, o contador da prefeitura José Reginaldo, e assessores do deputado estadual Alexandre Curi.