Rancho Alegre: 511 famílias terão imóveis regularizados

A prefeita reeleita de Rancho Alegre D’Oeste, Suely da Silva, esteve quarta-feira na sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em Curitiba, onde conversoudemoradamente acerca da regularização fundiária de 511 moradias de famílias residentes no município. A construção de casas é importante, mas mais importante ainda é oferecer condições legais para que os moradores passem a ser verdadeiros proprietários de seus imóveis, afirma Suely.

Até o momento, o trabalho integrado entre a prefeitura e a Cohapar, envolveu o levantamento social das famílias residentes na área afetada e a pesquisa da situação legal dos moradores. A última etapa antes do início efetivo do processo de documentação dos lotes consiste no mapeamento topográfico da área.

Segundo Jocely Loyola, da Cohapar, além de oferecer mais segurança jurídica aos beneficiados, a ação gerará um incremento na arrecadação municipal através da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). É uma nova fonte de renda que pode ser reaplicada pela prefeita em novos projetos de habitação de interesse social, argumenta a assessora da Cohapar.

Construção de casas – Outro tópico abordado no encontro, que também contou com a participação do vereador Amarildo Silva, foi a possibilidade da viabilização de novas obras de construção de casas com financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a prefeita, o município já possui uma área regularizada, que será disponibilizada à Cohapar assim que forem definidos os aspectos técnicos do empreendimento.

A Cohapar fará, por solicitação da prefeitura, uma análise da demanda da população local por moradias. Além do cadastro de interessados, a equipe estadual fará, em parceria com os funcionários municipais, uma avaliação do perfil socioeconômico dos pretendentes para averiguar se eles atendem aos critérios preestabelecidos pelo programa.