Prefeitura começa discutir projeto de coleta seletiva

Como parte da Semana Municipal do Meio Ambeinte, a prefeitura de Janiópolis promoveu segunda-feira, uma reunião para debater sobre a Coleta Seletiva. O encontro aconteceu no Auditório da Biblioteca Cidadã e contou com a participação dos coletores de recicláveis do município que receberam orientações de representantes da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Goioerê – ATA.
O prefeito Ismael José Dezanoski e o presidente da Câmara, José Mário Agostinho de Souza – Jorge – participaram dos debates, empenhando apoio para a organização dos coletores de Janiópolis.
Na oportunidade, o representante da ATA, Gerson de Brito falou da importância do associativismo e deu exemplos de ações realizadas pela associação goioerense. Também participaram Elizeu Lemes da Silva, presidente do Rotary Goioerê e Odinival Manoel que coordena as ações da associação de coletores de Goioerê.
Ao final da reunião, o prefeito Ismael Dezanoski disse que o Município está à disposição para apoiar a associação, dentro do que for possível perante a lei. Conseguimos uma prensa e uma balança, junto ao deputado Márcio Nunes e que vai ajudar bastante a associação, anunciou o prefeito.
A bióloga Luana Caroline Pereira, Chefe da Divisão de Meio Ambiente informou que vem trabalhando desde o inicio da gestão, no sentido de conseguir a autorização do Instituto Ambiental do Paraná – IAP para o funcionamento de um barracão, localizado no Parque Industrial. Já encaminhados as documentações necessárias e agora é só aguardar a liberação do IAP para a instalação da associação no barracão existente no Parque Industrial, afirmou Luana.
O presidente da Câmara, José Mário mostrou preocupação com a atual situação, tendo em vista que os catadores de recicláveis de Janiópolis não conseguem comercializar bem os materiais que coletam. Eles trabalham bastante e não conseguem preço justo pelos materiais, com isso, os atravessadores são beneficiados, disse o presidente, defendendo a organização da associação.