Palestra abordou a raiva bovina e plano integrado

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CMDRS de Janiópolis se reuniu na tarde desta quinta-feira (18), no auditório da Biblioteca Cidadã. Na pauta uma série de assuntos de interesse dos pequenos agricultores do Município e uma palestra sobre Raiva Bovina, ministrada por acadêmicos de Medicina que residem em Janiópolis.
O técnico da Emater, José Cláudio do Prado e o responsável pelo Setor de Agricultura, Lucas Massucate apresentaram aos conselheiros o Plano Integrado para atender aos pequenos produtores com assistência técnicos e outros serviços de apoio que visam melhorar o setor rural do Município. De acordo com José Cláudio, o Plano visa formalizar a integração dos serviços oferecidos pela Emater e Setor de Agricultura do Município, ou seja, o fortalecimento de vínculos entre os dois órgãos.
Outro assunto de grande relevância foi a avaliação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), documento necessário para que o agricultor possa acessar as linhas de crédito do Pronaf, a Assistência Técnica e Extensão Rural e várias políticas públicas.
A DAP possui validade de três anos e após o seu vencimento o agricultor familiar deverá solicitar a emissão de uma nova DAP.

RAIVA BOVINA
Ao final da reunião, os membros do conselho assistiram a uma palestra sobre Raiva Bovina. As acadêmicas do curso de Veterinária alertaram que a doença viral ainda causa muitas mortes nos rebanhos bovinos do País. Uma das piores características desta doença é o fator surpresa, tendo em vista que quando o produtor começa a desconfiar, na maioria das vezes, ela já causou grandes prejuízos.
A raiva é uma encefalite aguda viral transmitida através da mordedura de animais doentes e portadores, e que se caracteriza por um quadro neurológico fatal. Também conhecida como hidrofobia, a raiva é uma zoonose e o profissional responsável pelo seu controle é o médico veterinário.
A raiva bovina é geralmente transmitida pela mordedura de morcegos hematófagos, que atuam como portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva. O vírus encontra-se na saliva do animal e, obviamente, é necessário que a saliva tenha contato com a ferida, pois o vírus não atravessa a pele íntegra.
Nos bovinos a forma clínica mais comum é a raiva paralítica, entretanto, podem ocorrer casos de raiva furiosa. O animal afetado apresenta uma hipersensibilidade a todos os fatores externos.
A palestra foi de grande importância e serviu para alertar os produtores que integram o CMDRS.