Médicos da USP farão cirurgias e exames de ultrassom em Goioerê

Médicos que integram o projeto Expedição Cirúrgica, da Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo – estiveram em Goioerê no último sábado, oportunidade em que fizeram uma explanação de como serão as ações dos profissionais que estarão promovendo um mutirão de cirurgias na cidade no período de 1 a 9 de julho.

O coordenador do projeto, Yuri Justi, citou que além de buscar prestar um serviço à comunidade, o projeto tem o objetivo de contribuir com a formação dos alunos de medicina da USP. O projeto conta com a participação de cerca de 50 pessoas, entre as quais, 5 cirurgiões gastrintestinais, 10 cirurgiões ginecológicos, 4 radiologistas, 10 anestesiologistas, 1 patologista e 16 acadêmicos, entre outros profissionais.

De acordo com o coordenador, o projeto terá suas primeiras ações em Goioerê no mês de maio, quando acontecerá a triagem dos pacientes candidatos às cirurgias. Nesse cadastramento, será verificando se eles se encaixam no programa, uma vez que são realizadas apenas cirurgias de média e baixa complexidade, disse.

As cirurgias serão realizadas no período de 1 a 9 de julho. O total de cirurgias ainda não foi definido, mas de acordo com o médico, no mínimo 50 procedimentos serão feitos. ‘Vamos fazer isso em quatro dias. O restante do tempo é reservado para a evolução dos pacientes, que devem ter alta ao fim do projeto, explicou. O médico disse também que três meses depois eles retornam para reavaliar os pacientes submetidos a cirurgias.

Além das cirurgias, o projeto também irá realizar um mutirão de ultrassonografia, além de interagir com a comunidade, através da realização de cursos.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Pedro Coelho destacou a importância da ação dos médicos da USP em Goioerê agradeceu à equipe que esteve na cidade. Deste já os nossos agradecimentos. Esse projeto é demais e através dele, vamos conseguir resolver problemas de cirurgia para dezenas de pessoas em nossa cidade, frisou.

Ainda em Goioerê, a equipe de médicos esteve no Hospital Santa Casa, onde fez uma vistoria na estrutura do hospital, que conta com 5 centros cirúrgicos e foi considerado ótimo para o projeto.

Acompanharam o médico Yuri Justi a Goioerê no sábado, os colegas Yuri Tebelskis; Lidia Myung e a engenheira clínica Ana Paula Furcin.