Mais de 7.500 doaram sangue até novembro

O ato de doar sangue, que ajuda a salvar tantas vidas, vem sensibilizando muita gente em Campo Mourão e região. Um relatório divulgado pelo Hemonúcleo revela que de janeiro a novembro deste ano, 7.583 pessoas compareceram ao banco de sangue para fazer a doação. A média mensal foi de 689 coletas, número considerado satisfatório pela direção da unidade.

Em novembro, mês em que se comemora o Dia do Doador (25), o movimento foi ainda maior no local. Compareceram 731 pessoas para doar, número acima de média. Esperamos que neste mês de dezembro os doadores continuem contribuindo, porque nas vésperas de natal e ano novo a tendência é que haja uma redução, justamente em um período em que a demanda nos hospitais aumenta, afirma Maria Luzia Salvador, chefe do Hemonúcleo.

Quanto aos números desse ano, comparado com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 10%, segundo Luzia. De janeiro a novembro de 2015, tivemos 6.892 doações, 10% a menos que em 2016. A meta para 2017 é aumentar em até 30% o número de doadores, em todo o Paraná para que possamos atender todos os leitos do SUS (Sistema Único de Saúde), disse ela.

O aumento nas doações já pode ser reflexo da ampliação da faixa etária para os doadores, que foi elevada de 67 para 69 anos, como ocorre em países como França, Estados Unidos e Espanha. Em 2012, o Ministério da Saúde já havia reduzido de 18 para 16 anos a idade mínima para doação, desde que com autorização do responsável. Somadas, as duas medidas representam uma abertura para 8,7 milhões de novos voluntários.

Quem está interessado em doar sangue pela primeira vez precisa comparecer a um hemocentro com documento de identificação com foto. É preciso pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde e não ter ingerido substâncias gordurosas até quatro horas antes da doação. Os menores de idade precisam apresentar autorização do responsável. Antes de doar, todos passam por testes para doenças como hepatite B, hepatite C, HIV, sífilis e doença de Chagas. Pessoas da região também são bem vindas ao Hemonúcleo.