Janiópolis define a agenda de coleta de lixo eletrônico

Como parte da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Janiópolis agendou para o próximo dia 2 de junho, a Coleta de Lixo Eletrônico. A ação de recolhimento de lixo eletrônico será desenvolvida no período da manhã, na frente do Ginásio de Esportes Getulio Ohara. A iniciativa é da Divisão do Meio Ambiente.

Segundo a técnica ambiental, Luana Pereira, Chefe da Divisão do Meio Ambiente, a coleta será feita pela empresa T.M Solutions de Campo Mourão. Pedimos a colaboração das empresas, escolas, agências bancárias, órgãos públicos e da população em geral para que separem os materiais para a destinação correta, relata Luana.

A lista de materiais que a empresa estará coletando, inclui: computadores, impressoras, monitores CRT e LCD (sem estarem abertos), fontes de computadores, teclados, mouses, notebooks, televisores de tubo (somente fechado sem estarem abertos), ventiladores, rádios, toca CDs, aparelhos de DVDs e demais aparelhos do gênero.

Também serão recolhidos materiais de assistências técnicas (placas de computadores e demais materiais eletrônicos e itens sucateados), reatores/ estabilizadores, telefone com ou sem fio, celulares velhos, tablets, baterias de celulares e demais baterias, fornos elétricos (micro-ondas e demais dos gêneros), fios diversos e demais itens do gênero.

De acordo com especialistas, o lixo eletrônico precisa ser descartado de maneira correta, caso contrário, torna-se um grave problema ambiental e à saúde humana, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.

As pessoas que tiverem lixo eletrônico em casa devem levar até o local de coleta, no próximo dia 2 de junho. O lixo eletrônico não pode ser descartado junto com o lixo doméstico, nem com o reciclável, por isso, vamos realizar esse tipo de coleta periodicamente, explica Luana Pereira.

Outras informações pelo telefone: 3553-1021 – Luana

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Diversas outras atividades serão realizadas pela Prefeitura, visando marcar a Semana do Meio Ambiente, de 1º a 8 de junho. A programação inclui a participação de escolas e entidades locais e deverá ser divulgada nos próximos dias.