Goioerê: frota de veículos cresce 39,9% em dez anos

Dados estatísticos do Detran do Paraná, mostram que em dez anos o número de veículo licenciados em Goioerê aumentou 39,9%, passando de 10.543 em janeiro de 2007 para 17.542 veículos em janeiro de 2017. Os números mostram que a média de aumento foi menos que a nacional e também de outras cidades da região, como Cianorte, por exemplo, que teve um aumento de 106% na sua frota nos últimos dez anos.

Ainda de acordo com os dados, o município de Goioerê iniciou o ano de 2017 com 9.435 automóveis e 3.977 motocicletas, entre outros tipos de veículos, como camionetas e caminhões. O total representa aproximadamente 1,7 veículos por domicílio de Goioerê, ou dois veículos para cada três moradores da cidade.

Mesmo não crescendo na média nacional, o aumento de veículos em Goioerê tem promovido a falta de vagas, principalmente quando se fala em estacionamento na região central da cidade, em especial nas avenidas Moisés Lupion e 19 de Agosto. Por conta disso, a avenida 19 de Agosto chegou a passar a ser mão única, mas mesmo assim o problema continua.

Além da falta de vagas, o aumento da frota traz mais insegurança aos pedestres, principalmente em cruzamentos perigosos na região central. Diante disso, a administração municipal anunciou na semana passada, que vai implantar faixas elevadas em vários pontos da cidade, garantindo que o pedestre possa ter mais segurança.

A colocação de semáforos em pontos considerados mais críticos também tem sido uma das preocupações da administração municipal. A gente sabe que na frota aumentou bastante e por conta disso precisamos buscar mecanismos que possam dar mais conforto e segurança aos pedestres e aos motoristas também, diz o secretário de Administração e presidente da Comissão de Trânsito, Aírton Gonçalves.