Equoterapia mostra resultados positivos com alunos da Apae

O tratamento através da ‘equoterapia’, desenvolvido na pista da Sociedade Rural em Goioerê, vem apresentando resultados surpreendentes em alunos da Apae, que estão fazendo a terapia.

De acordo com a escola, 38 alunos da Appae participaram da equoterapia, sendo que os resultados superaram as expectativas iniciais com dados significativos.

O projeto é desenvolvido através de uma parceria com a Apae, Sociedade Rural e apoio da Prefeitura Municipal.

Segundo a fisioterapeuta Renata Costa, já e possível verificar mudanças físicas e comportamentais dos participantes da terapia, como por exemplo, ganhos na amplitude de movimento e abdução em cadeirantes com hipertonia, na flexão de tronco, na coordenação e equilíbrio de tronco.

Já em pacientes com autismo, o ganho foi alcançado com a diminuição do medo, maior interação com o cavalo, contato visual e capacidade de montaria sem ajuda.

O presidente da Sociedade Rural, Fernando Nunes, destacou que o projeto é de suma importância no tratamento e que os ganhos benéficos na saúde destes pacientes com a equoterapia justifica a implantação e o sucesso do projeto. Fazem parte do projeto o instrutor equitador Eduardo Baltazar, a fisioterapeuta Renata Costa, a psicóloga Maristela Bonalumi e a terapeuta ocupacional Bianca Pareja.