Dia de luta contra a Aids terá barraca no calçadão

Para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, nesta quinta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar uma barraca no calçadão (em frente ao Bradesco). No local serão realizados testes rápidos de HIV, além de orientações e distribuição de preservativos. Atualmente 388 pacientes estão em tratamento na Comcam. Só este ano, 65 novos casos foram registrados na região.

A campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito, explica a enfermeira Ana Lúcia Cardoso. 

Segundo ela, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis. Campo Mourão tem um número de casos de uma pandemia, com crescente aumento. O maior número de casos de AIDS de 2016 foi nos jovens do sexo masculino, acrescenta.

Campanha – A data tem como objetivo conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo. A maioria dos brasileiros sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do País não usa preservativo nas relações sexuais casuais. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP).