Dengue: Saúde alerta que cuidados devem continuar

A Secretaria de Saúde de Goioerê está alertando a população em geral, que os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue devem ser mantidos. O alerta se deu em virtude do anúncio de que os índices de infestação diminuíram. Não é porque os índices recuaram que a gente vai deixar de cuidar, comenta a enfermeira Roseli Macari.

Ele cita que o segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúdee divulgado na sexta-feira, mostra que os índices de infestação do mosquito da dengue caíram, mas que o risco de epidemia ainda existe.

Nós precisamos continuar com a mesma estratégia e sempre nos conscientizando que todo cuidado é pouco, comenta, acrescentando que 100% dos focos foram encontrados dentro dos quintais e residências.

No primeiro levantamento, feito em janeiro deste ano, os índices eram de 1,8%. Já no segundo levantamento, os índices reduziram para 1,3% de infestação. Os bairros com maior infestação são Jardim Primavera, Vila Guaíra, Colina Verde e região central.

 

Limpeza de terrenos –Uma das ações que não pode parar, segundo a enfermeira, é a limpeza de terrenos baldios. Para fazer frente às ações da saúde, a prefeitura vem intensificando ações, visando notificar os proprietários cujos terrenos estejam sujos

 

A notificação é para que os terrenos sejam limpos, sob o risco de ser aplicado multa, principalmente se for encontrado focos do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o secretário de Agricultura de Meio Ambiente de Goioerê, KoitiShono, a medida foi tomada pelo prefeito Pedro Coelho com o objetivo de buscar reduzir a infestação do mosquito Aedes Aegypti.

O secretário cita que a pesar de não haver casos confirmados de dengue em Goioerê, a preocupação com a doença é grande, por causa da presença do mosquito transmissor em praticamente todos os bairros.

Os fiscais da prefeitura inicialmente notificam para que seja promovida a limpeza do terreno considerado sujo. Caso a limpeza não seja realizada, é feita uma autuação que depois é transformada em multa.