Dengue: 80% das casas visitadas têm foco, mas saúde faz bloqueios

Embora controlada e com cerca de 130 casos suspeitos, a dengue segure preocupando as autoridades de saúde em Goioerê. É que em 80% das residências visitadas pelos agentes de endemias, foram encontrados focos do mosquito transmissor da doença.

Para fazer frente à proliferação do mosquito, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem realizando a chamada aplicação costal, com servidores do setor fazendo bloqueios e pulverização em áreas cujos focos foram encontrados ou que a situação esteja mais crítica.

Antes porém, a equipevai até a casa e avisao morador sobre a pulverização e os cuidados que devemser tomados como: deixar portas, janelas e cortinas abertas; proteger alimentos, utensílios de cozinha, roupas, bebedouros e comedouros de animais, entre outros.

Além dessa ação, a Secretaria de Saúde vai contratar mais 11 agentes de endemias. Nossa intenção é contra atacar a dengue. Vamos intensificar as ações e buscar garantir que estejamos livres de uma epidemia, diz o secretário Antonio Carlos Sestak.

Sintomas–Entre os sintomas da doença, estão dor de cabeça, febre, dor no fundo dos olhos ou no corpo. Nestes casos deve-se procurar o Pronto Socorro ou uma Unidade Básica de Saúde.